O prazo de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foi prorrogado até 2 de abril. A competição é aberta a alunos de escolas públicas e privadas de todos os anos do ensino fundamental e do ensino médio.

Em 2016, a OBA atraiu mais de 744 mil estudantes de 7.915 escolas de todo o País. Em 20 edições, a competição já superou a marca de 8 milhões de alunos participantes.

A OBA é realizada em fase única com uma prova aplicada na própria escola em 19 de maio. Os alunos com melhor desempenho vão representar o País na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, em 2018.


A olimpíada é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os alunos que mais se destacam na competição também podem participar da Jornada Espacial, em São José dos Campos (SP), que já está na 14ª edição. A jornada leva estudantes e professores a palestras com especialistas e visitas a institutos tecnológicos, como explica Adriana Correa, tecnologista em Ciência e Tecnologia, da Diretoria de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB).

As escolas interessadas em participar da OBA devem se inscrever pelo site do evento.