UDESC publica edital para bolsas de iniciação científica para o ensino médioA Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o edital de bolsas no programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). O programa tem como objetivo desenvolver atitudes, habilidades e valores voltados à educação científica e tecnológica dos estudantes. As inscrições vão até 30 de abril pelo site.

Para participar do programa é necessário estar matriculado em escola pública de nível médio do ensino regular, privada (desde que de aplicação), técnica ou militar, e possuir frequência igual ou superior a 80%, além de estar desvinculado do mercado de trabalho. As bolsas terão vigência de 12 meses, entre agosto de 2019 a julho de 2020.

O edital está sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG). Os coordenadores dos projetos de pesquisa devem inscrevê-los na Plataforma PROPPG.

As propostas submetidas serão automaticamente enviadas pela plataforma para tramitação pelas instâncias (departamento, comissão de pesquisa e conselho de centro) e depois avaliadas por consultores ad hoc e homologadas pelas direções de Pesquisa e Pós-Graduação.

Cada centro da Udesc é responsável pelo calendário interno e pela divulgação. Para a definição dos professores e projetos contemplados, haverá uma seleção de acordo com os critérios previstos em cada edital.

Sobre o programa

O Pibic-EM visa fortalecer o processo de disseminação das informações e dos conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, além de desenvolver atitudes, habilidades e valores dessa área com estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas ou escolas privadas de aplicação.

Nesse edital, serão distribuídas bolsas de R$ 100 mensais do CNPq para alunos do ensino médio.

Mais informações podem ser obtidas com as direções de Pesquisa e Pós-Graduação dos centros da Udesc.