fernanda-santoro-pqA enxadrista número 1 do Brasil na categoria até 12 anos, segundo o Ranking da Federação Mundial de Xadrez, mora em Florianópolis e é aluna da rede pública estadual. Fernanda Santoro Boscardin Balbys é aluna do oitavo ano do Instituto Estadual de Educação.

Em novembro de 2014, Fernanda participou do 10º Campeonato Mundial Escolar de Xadrez e fez bonito. Ela ficou em primeiro lugar na premiação de melhor jogadora brasileira na competição e em sétimo na premiação mundial.

O talento de Fernanda foi descoberto no curso de xadrez do IEE pelo técnico Kaiser Mafra, que a convidou para treinar no Clube de Xadrez de Florianópolis, juntamente com outros técnicos. A jovem pretende continuar praticando xadrez, participar de outros campeonatos, e no futuro realizar outro sonho, ser desenhista de quadrinhos.

O pai da estudante, William Santoro Balbys, atribui o sucesso da filha à sua concentração. "A Fernandinha tem um talento particular e é muito concentrada. Ela absorve facilmente os ensinamentos", afirma.