Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a participação fiscal e controle do patrimônio social, a Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages (Gered) lançou nesta terça-feira, dia 9, o projeto “Educação fiscal para a cidadania”. As inscrições acontecem de 15 de Junho a 31 de Agosto.
Participaram do evento, na Uniplac, o gerente regional de educação, Humberto Aloízio de Oliveira; o delegado da Receita Federal em Lages, Carlos Alberto Padlipskas; e professores e diretores das escolas públicas da região.


A proposta é que, além das 45 escolas estaduais e das 37 municipais, neste ano o projeto contemple também dois Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), universidades e escolas particulares.
Uma das propostas do projeto é trabalhar o tema educação fiscal de modo interdisciplinar, incentivando a consciência cidadã acerca de direitos e deveres. Os professores poderão escolher a melhor forma de desenvolver atividades ligadas ao tema com produção de textos, paródias, fotografia, músicas, teatros e reportagens.
Para o gerente regional de Educação, professor Humberto Aloízio de Oliveira, as atividades devem ser bastante concretas, com os alunos utilizando cupons fiscais de compras da casa e pesquisando dados dos tributos da escola.
“É pisando no chão da realidade que vamos conscientizar os estudantes e sensibilizar toda a comunidade para a participação fiscal e controle social. Acreditamos numa conscientização que trará mudanças de valores e comportamentos”.
 Serviço
 As escolas interessadas em participar do projeto podem organizar visitas a locais públicos e órgãos de fiscalização estadual e municipal. Para isso, é necessário fazer agendamento prévio na Secretaria Municipal de Educação. Já o transporte dos alunos será disponibilizado pela Gered.
 
Cronograma das atividades
 * 15 de junho a 31 de agosto: período de inscrições gerais dos projetos feitos pelas escolas e instituições
* 1º a 30 de setembro: período de visitas da Gered às escolas da região para orientação sobre o desenvolvimento das atividades
* Primeira quinzena de dezembro: as escolas apresentarão os resultados das atividades desenvolvidas no projeto com premiação oferecida pela Receita Federal. Neste mesmo período será realizado o 2º Seminário Regional sobre Educação Fiscal e Cidadania.