A EEB Laércio Caldeira de Andrada promoveu na terça-feira, 15, a abertura do II Festival de Inverno. O evento foi realizado às 19h no teatro da Arena Multiuso de São José e contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas. As apresentações dos alunos continuam na escola Laércio Caldeira até sexta-feira, 18.

A festa contou com peças de teatro, danças e apresentações musicais dos alunos que fazem parte do Ensino Médio Inovador (EMI), orientados pelos professores de artes, Alexandre Emerim, Cristiane Soares, Clarice Corrêa e participação especial de Willian Patrick. Alexandre ressaltou a importância da participação dos alunos no projeto para valorizar a cultura. “Os alunos terão a sensação de como é ser um artista, dessa forma, irão começar a dar mais valor às questões culturais”, explica o professor.

Essa é a segunda edição do evento, que teve início no ano passado. Neste ano, a diretora da escola, Tânia Willamil, apostou em expandir as proporções do festival para aumentar a participação de alunos e professores da unidade escolar e revelar novos talentos no Ensino Médio Inovador. “Nosso principal objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam seus talentos, por esse motivo resolvemos vir para um espaço maior. O teatro aumenta a proporção do evento e tem capacidade de receber mais estudantes e, ao mesmo tempo, dando segurança para eles se apresentarem ao público”, disse a diretora.

Na plateia estiveram presentes a gerente de Educação, Dagmar Diana Pacher, a coordenadora do Ensino Médio Inovador, Claudete Zanela Zambon, a supervisora de Desenvolvimento Humano, Aurea Regina Cardoso, e a supervisora de Educação Básica e Profissional, Selma David Lemos, todas da Gered da Grande Florianópolis. Marcionei de Oliveira e Eliane Fátima Rover representaram o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Clony Capistrano, e a secretária Municipal de Educação de São José, Mery Terezinha Hang.

Antes das apresentações dos alunos do Ensino Médio Inovador o evento contou com a apresentação da dupla musical Neko Vicentini e Ana Paula e também com a canção do hino da escola pelos estudantes do 1º ao 5º ano dos anos iniciais.

A primeira peça envolvendo os estudantes do Ensino Médio foi a entrada da Rainha de Inverno. A aluna do 2º ano, Bárbara Schmitt, que apesar do nervosismo, se mostrou confiante em apresentar o que foi ensaiado durante meses na escola. “Apesar da apreensão, é muito bom estar participando do projeto e tenho certeza que tudo dará certo pelo nosso esforço demonstrado durante os ensaios”, disse a aluna.

Para o professor de música, Vinícius Lessa Machado, o trabalho feito pela unidade escolar foi muito produtivo e disse estar orgulhoso pela forma que os alunos participaram do projeto. “O projeto visa à inserção musical na vida dos alunos para fazer com que eles possam tocar um instrumento. Nós temos de estimular a vontade deles para mostrar que eles podem ter êxito não apenas na música, mas em todos seus objetivos se fizerem o possível para alcançá-los”, conclui Vinícius.

 

Confira aqui o vídeo produzido da abertura do festival feito por Cauê Andreosi e Thiago Marthendal da Secretaria de Estado da Educação.