O projeto tem o objetivo de conscientizar educandos e comunidade escolar sobre o consumo consciente da água, energia, a separação e destino correto do lixo. Em virtude da importância do tema o projeto estendeu-se também aos alunos do ensino fundamental da escola e às escolas municipais.

Dentre as outras ações realizadas destacam-se a gincana ecológica; oficinas de confecção de vasos decorativos, de papel reciclado, do sabão com reutilização do óleo de cozinha; desafio da redução do consumo de energia; construção do jardim suspenso com garrafas pet; pintura e revitalização do muro da escola; viagens de estudo; construção e distribuição de folders informativos, de coletores de pilhas e baterias; construção de composteira na escola; arborização do pátio escolar.

Segundo a consultora educacional do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Gerência de Educação, Celoy Mascarello, o papel da escola é importante no que diz respeito à contribuição para a formação integral de sujeitos conscientes de suas atitudes e comprometidos com a qualidade de vida no meio em que estão inseridos.

Por - Janaína Mônica Mônego SDR Xanxerê