Estão abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para o programaOlimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro,destinado a alunos e professores do 5º ano do ensino fundamental, ao 3º ano do ensino médio, das escolas públicas de todo o país. Nesta 4ª edição, o professor inscrito deverá orientar seus alunos a escreverem um texto sobre o temaO lugar onde vivo.Os interessados devem se inscrever pela internet, na páginawww.escrevendoofuturo.org.br.

Os interessados podem se inscrever nas categorias:Poema para alunos,destinado aos    estudantes do 5º e 6º ano do ensino fundamental;Memórias Literárias, para 7º e 8º ano do Ensino Fundamental;Crônica, para o 9º Ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, eArtigo de Opinião, para 2º e 3º ano do ensino médio.

As oficinas de leitura e produção de textos deverão ser desenvolvidas pelos professores durante as aulas de Língua Portuguesa, e até o dia 15 de agosto as escolas devem enviar os textos produzidos às comissões julgadoras. Ao longo do ano, serão realizadas cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e a nacional, no mês de dezembro.